SEGUE ABAIXO O PROJETO FEITO POR MIM PARA O TRABALHO COM OS PINGOS!!! DESCULPE OS "ERROS"!!!
Projeto: Os pingos
Período: 1 de março a dezembro de 2008
JUSTIFICATIVA:
Neste ano, o processo inicial de alfabetização está voltado a uma proposta mais envolvente de aprendizagem, onde todos os elementos desta ação, ou seja, alunos e professores estejam entrelaçados em torno de uma experiência mais enriquecedora e produtiva. A escolha da turma dos PINGOS deve-se a alguns pontos:
1) São personagens que carregam uma emoção e afetividade muito grande, o que envolve muito as crianças de hoje;
2) Sua coleção envolve livros de áreas do conhecimento na qual queremos focar: português, matemática e formação humana;
3) A biblioteca da Secretaria de Educação disponibiliza um acervo grandioso de livros da coleção aos alunos para enriquecer atividades desenvolvidas em sala de aula;
4) Os temas abordados nos livros fazem parte do contexto no qual as crianças estão inseridas.
QUEM SÃO OS PINGOS?
Os Pingos são uma turminha criados com carinho por dois artistas (Mary e Eliardo França), que querem ajudar às crianças a abrir a imaginação e dar vida a emoções. Cada Pingo é uma emoção! Cada um deles, com sua cor e seu jeito especial de ser, vive dentro de nós. Eles moram num lugar de magia e fantasia. No mundo deles, o amor e a compreensão estão sempre presentes. Eles moram num lugar de magia e fantasia. No mundo deles, o amor, a compreensão e a solidariedade estão sempre presentes. Eles vão encher de alegria sua vida!
OBJETIVOS:
Os alunos deverão
_ identificar os personagens, seus nomes e sua “essência”;
_ refletir sobre virtudes como amor, amizade, responsabilidade;
_ iniciar o processo de alfabetização compreendendo letras, sílabas e frases trabalhadas;
_ perceber conceitos matemáticos e números.
DESENVOLVIMENTO:
1 – Incentivação:
Colar cartazes com frases de anunciação da chegada da turma na escola e colocar pedaços do corpo dos pingos para eles irem tentando adivinhar quem são.
No dia da apresentação da turma, montar um mini-palco e, utilizando um fantoche de vareta, conversar com as crianças sobre ele, etc.
Levar os pingos feitos a partir de bolas de soprar.
Confeccionar pingos de pom-pom de lã de presente para as crianças.
2 – Trabalho com os personagens:
Apresentar cada personagem, um de cada vez, para que as crianças consigam memorizar seus nomes e características:
Mostrar o personagem em bola de soprar;
Comentar sua cor e suas características;
Registrar;
Feitura de fantoche ou dedoche;
Realizar trabalho artístico com os personagens: giz de cera, colagens, pintura a dedo, pintura livre; etc.
3 – Alfabeto dos pingos:
Utilizando o livro “alfabeto dos pingos” e fichas ir apresentando as letras, realizando registros no caderno e montando um livrinho.
4 – Numerais:
Trabalhar os numerais utilizando o livro “os pingos e os números” e complementando com fichas e livro
5 – Virtudes:
Uma vez na semana realizar o momento de reflexão junto às crianças expondo sentimentos que os pingos abordam. Na finalização da aula entregar bilhetinho com desenho de pingo + frase-resumo.
- amizade;
- responsabilidade;
- paz;
- respeito;
- união;
- trabalho;
- cooperação;
- compreensão;
- paciência.
6 – Trabalho com alfabetização:
Utilizar um livro por vez, escolhendo palavras-chave para o trabalho com as sílabas.
• Nem aqui, nem ali!,
• Você sabe guardar segredo?,
• Atchim!,
• Que mistério!,
• O aniversário,
• Tesoura não é cenoura,
• A volta ao mundo,
• Que barulho é este?,
• Que bicho será?,
• Buá...buá...
• O que será?
Projeto elaborado pela Professora Priscila Mara Silva – março de 2008.
Oi, Pri!!! Lindo este projeto!!! Amei os trabalhos que foram desenvolvidos. Continue assim, especial, para nossos alunos, para quem trabalha com vc e agora para seu bebezinho!!! Beijocas carinhosas da Faby
ResponderExcluirAmei seu projeto amo trabalhar Os Pingos. Posso usar parte de suas ideias.
ResponderExcluir