sábado, 8 de maio de 2010

PARA LEVAR PARA CASA!!!


Nossa! Depois de um certo tempo de estudo com os pingos, fiz uma cestinha com garrafa pet e decidi que todos os alunos iriam levar os pingos para casa, pois os pais estavam curiosos! eles teriam que preencher com o auxílio dos pais, um diário sobre como foi a visita! foi o máximo!!!

AUTÓGRAFO DOS AUTORES!


TEVE PESSOAS QUE CONSIDERARAM UM MICO, MAS EU QUANDO GOSTO, GOSTO MESMO!!!
fUI NO 2° FEST LER(FEIRA DE LIVROS PRODUZIDA PELA PREFEITURA EM 2007) E LEVEI PARA OS AUTORES VEREM O TRABALHO QUE ESTAVA REALIZANDO COM OS ALUNOS: A CASA, OS PINGOS E LEVEI UM CARTAZ EM BRANCO E PEDI AUTÓGRAFO! E ELES ME DERAM!!!AÍ ESTÁ!

EU VESTIDA DE PINGO DE SOL!!!



KKKKK! ESTA SOU EU VESTIDA DE PINGO SE SOL! UTILIZEI ESTA FANTASIA PARA ALEGRAR AINDA MAIS O SÁBADO CULTURAL PROMOVIDO EM NOSSA ESCOLA: E.M. SANTOS DUMONT!

PROJETO: Os Pingos

SEGUE ABAIXO O PROJETO FEITO POR MIM PARA O TRABALHO COM OS PINGOS!!! DESCULPE OS "ERROS"!!!

Projeto: Os pingos

Período: 1 de março a dezembro de 2008

JUSTIFICATIVA:

Neste ano, o processo inicial de alfabetização está voltado a uma proposta mais envolvente de aprendizagem, onde todos os elementos desta ação, ou seja, alunos e professores estejam entrelaçados em torno de uma experiência mais enriquecedora e produtiva. A escolha da turma dos PINGOS deve-se a alguns pontos:
1) São personagens que carregam uma emoção e afetividade muito grande, o que envolve muito as crianças de hoje;
2) Sua coleção envolve livros de áreas do conhecimento na qual queremos focar: português, matemática e formação humana;
3) A biblioteca da Secretaria de Educação disponibiliza um acervo grandioso de livros da coleção aos alunos para enriquecer atividades desenvolvidas em sala de aula;
4) Os temas abordados nos livros fazem parte do contexto no qual as crianças estão inseridas.

QUEM SÃO OS PINGOS?

Os Pingos são uma turminha criados com carinho por dois artistas (Mary e Eliardo França), que querem ajudar às crianças a abrir a imaginação e dar vida a emoções. Cada Pingo é uma emoção! Cada um deles, com sua cor e seu jeito especial de ser, vive dentro de nós. Eles moram num lugar de magia e fantasia. No mundo deles, o amor e a compreensão estão sempre presentes. Eles moram num lugar de magia e fantasia. No mundo deles, o amor, a compreensão e a solidariedade estão sempre presentes. Eles vão encher de alegria sua vida!

OBJETIVOS:

Os alunos deverão
_ identificar os personagens, seus nomes e sua “essência”;
_ refletir sobre virtudes como amor, amizade, responsabilidade;
_ iniciar o processo de alfabetização compreendendo letras, sílabas e frases trabalhadas;
_ perceber conceitos matemáticos e números.

DESENVOLVIMENTO:

1 – Incentivação:

 Colar cartazes com frases de anunciação da chegada da turma na escola e colocar pedaços do corpo dos pingos para eles irem tentando adivinhar quem são.
 No dia da apresentação da turma, montar um mini-palco e, utilizando um fantoche de vareta, conversar com as crianças sobre ele, etc.
 Levar os pingos feitos a partir de bolas de soprar.
 Confeccionar pingos de pom-pom de lã de presente para as crianças.

2 – Trabalho com os personagens:

Apresentar cada personagem, um de cada vez, para que as crianças consigam memorizar seus nomes e características:
 Mostrar o personagem em bola de soprar;
 Comentar sua cor e suas características;
 Registrar;
 Feitura de fantoche ou dedoche;
 Realizar trabalho artístico com os personagens: giz de cera, colagens, pintura a dedo, pintura livre; etc.

3 – Alfabeto dos pingos:

Utilizando o livro “alfabeto dos pingos” e fichas ir apresentando as letras, realizando registros no caderno e montando um livrinho.

4 – Numerais:

Trabalhar os numerais utilizando o livro “os pingos e os números” e complementando com fichas e livro

5 – Virtudes:

Uma vez na semana realizar o momento de reflexão junto às crianças expondo sentimentos que os pingos abordam. Na finalização da aula entregar bilhetinho com desenho de pingo + frase-resumo.
- amizade;
- responsabilidade;
- paz;
- respeito;
- união;
- trabalho;
- cooperação;
- compreensão;
- paciência.

6 – Trabalho com alfabetização:

Utilizar um livro por vez, escolhendo palavras-chave para o trabalho com as sílabas.

• Nem aqui, nem ali!,
• Você sabe guardar segredo?,
• Atchim!,
• Que mistério!,
• O aniversário,
• Tesoura não é cenoura,
• A volta ao mundo,
• Que barulho é este?,
• Que bicho será?,
• Buá...buá...
• O que será?

Projeto elaborado pela Professora Priscila Mara Silva – março de 2008.

PINGOS!!! a pedidos!!!





Gente, este foi um projeto que eu desenvolvi com minha turminha de 1° ano em 2008.
Foi um projeto que deu muuuito certo! Ele me auxiliou na parte de alfabetização, tanto na linguagem oral e escrita, quanto nos demais conteúdos. Utilizava os pingos para introduzir sempre um conteúdo novo!
As crianças amaram! Foi uma experiência única pra eles! Pura fantasia! eles acreditavam que aqueles bichinhos eram de verdade!!!
a casa de EVA foi feita pela nossa competente diretora Maria Clara e os pingos foram feitos por mim com os materiais: lã, EVA. olhos móveis e muuuito carinho!
Deixem seus recadinhos!